Quebrada Maps – Guia Metodológico

Propostas para pensar e fazer mapas críticos e participativos

capaA sistematização da série de oficinas que realizamos na favela do Sapé em 2017 está no Guia Metodológico para Mapas Críticos e Participativos. Lá resumimos a maneira com que entendemos e fazemos Cartografia. Seu objetivo é subsidiar outras iniciativas que pretendam utilizar mapas de maneira crítica e participativa, sobretudo, aquelas inseridas nos espaços educacionais e de periferia.

Com a expectativa de ser simples e prático, o guia apresenta referências teóricas básicas e descrições procedimentais das oficinas sobre cartografia e mapeamento participativo, além de sugestões e indicações para o desenvolvimento de atividades, propostas que na maioria dos momentos ficam propositalmente inacabadas, abertas à criação dos responsáveis pela atividade.

Após uma pequena introdução, o Guia traz as sugestões de prática dividas em 4 blocos: Problematização, Desvendando o território através dos mapas, Trabalho de campo e Meu caderno de mapas. Cada bloco apresenta de maneira sucinta uma ou mais propostas de oficinas, complementadas por indicações nas caixas de diálogo vermelhas ou por ideias nas caixas em lilás. Além disso, as páginas do Guia também trazem pequenos relatos de jovens sobre sua experiência durante a temporada de 2017 do Qmaps no Sapé.

Ficou interessadx? Você pode baixar o Guia Metodológico AQUI!

Se tiver a necessidade do guia impresso, entre em contato e então podemos pensar em uma estratégia para ele chegar por aí.

Anúncios
Esse post foi publicado em Educação, Projeto e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Quebrada Maps – Guia Metodológico

  1. Parabéns!Trabalho muito interessante quero ver de perto.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s